Destaques

Nov/2011

-

Engenharia de Software será, algum dia, Engenharia?

cacm.acm.org, novembro de 2011.

Embora muito tenha mudado em Engenharia de Software nos últimos 15 anos, procurando-se aplicar as práticas de Engenharia à produção de software, Engenharia de Software ainda não pode ser considerada como uma especialização da profissão de Engenharia. Essa é a conclusão a que Michael Davis chega em seu artigo, que compara a Engenharia de Software com a Engenharia tradicional a partir de acepções da palavra engenharia que constam no dicionário de inglês. A comparação é feita com base nas disciplinas tratadas nas faculdades, nas ocupações dos profissionais, nas habilidades necessárias e no produto produzido em cada uma dessas profissões.

Há, no entanto, várias razões para se pensar que Engenharia um dia pode se fundir com Engenharia de Software. Engenharia Elétrica, por exemplo, que muitas vezes é pensada como sendo o campo da Engenharia mais próximo da Engenharia de Software, vem se tornando, em algumas faculdades, menos comprometida com os cursos tradicionais de Engenharia, eliminando ou tornando opcionais em seus currículos disciplinas como estática, dinâmica e termodinâmica. Se essa tendência continuar, a Engenharia pode, de fato, se aproximar da Engenharia de Software. Outro exemplo dessa possível aproximação é que os engenheiros estão, cada vez mais, substituindo sistemas mecânicos por software.

Davis acredita que, se essa fusão de fato acontecer, não vai acontecer em breve, pelo fato de que Engenharia trata, fundamentalmente, de sistemas físicos e Engenharia de Software não.

Leia o resumo do artigo aqui.

  Dez/2011 Nov/2011 Jul/2011