Destaques

Jan/2012

-

Currículos, não mais, dizem algumas empresas.

Wall Street Journal, 24 de janeiro.

As empresas estão acreditando cada vez mais em redes sociais como o LinkedIn, conteúdo de mídia social e pesquisas online para avaliar a adequação dos candidatos a um emprego. Enquanto a maioria das empresas ainda solicita um currículo como parte do pacote para concorrer a um emprego, algumas estão ignorando completamente a tradicional exigência. Elas afirmam que este processo permite a seleção de melhores candidatos, especialmente para posições mais associadas à Internet e mídias sociais. Um currículo, que não permite conhecer-se em profundidade um candidato, pode não indicar como as pessoas são no trabalho nem como eles pensam. Mais importante, os recrutadores notam que um currículo não é a melhor maneira de se determinar se um candidato se ajustará bem à empresa.

Perguntas específicas para a posição podem ser elaboradas, auxiliando no processo de filtragem dos candidatos. Houve o caso em uma seleção em que os candidatos tiveram a opção de anexar um currículo, mas isto não era uma obrigação. Em outra oportunidade foi solicitado que os candidatos informassem suas familiaridades e habilidades com mídias sociais.

Em tempos de desemprego, ignorar currículos pode também ajudar as empresas a selecionar os candidatos de um pool mais amplo de pretendentes à vaga de emprego.

Leia o artigo original aqui.

  Fev/2012 Jan/2012 Dez/2011