Novidades

Fev/13

-

Sistema oculto torna a vida do idoso em casa mais fácil.

Research News - Technical University Munich (Alemanha), 14 de fevereiro

Pesquisadores da Universidade Técnica de Munique (TUM) e investidores, projetaram um sistema para ajudar os idosos a permanecerem em suas casas com maior autonomia, por meio tablet fixado na parede. O projeto recebeu o nome de Lisa (“Living independently in Südtirol / Alto Adige).

O tablet é colocado em uma localização central na casa (o hall de entrada, por exemplo), onde os usuários podem acessar todas as informações de que precisam, como previsão do tempo, horários de ônibus e números de telefone de familiares.

O painel pode lembrar os ocupantes de não se esquecerem de levar a chave da porta ao saírem de casa. Ele também pode manter o controle de outros itens que são colocados fora de seus lugares habituais, como óculos de leitura e agenda telefônica. Sensores podem medir os sinais vitais para que o sistema recomende exercícios ou medicamentos, ou mesmo pare alertar um médico ou serviço de enfermagem móvel, se o problema de saúde é crítico.

O sistema também pode controlar funções básicas de automação residencial, tais como ventilação e ar condicionado, para a garantia de um ar saudável para o ocupante, ou ainda auxiliar o idoso a trazer as compras para a cozinha.

Os pesquisadores planejam desenvolver painéis de parede semelhantes para todos os cômodos da casa de forma que as pessoas "mantenham o máximo de independência possível", enfatiza o professor Thomas Bock, da TUM.

Leia mais aqui

Fev/13

-

Estudante de Doutorado na Universidade de Salford desenvolve um robô revolucionário para cuidar de idosos.

University of Salford Manchester, 26 de fevereiro

Pesquisadores da Universidade de Salford criaram um robô projetado para ajudar a cuidar de idosos em casas de repouso.

Antonio Espingardeiro, de Salford, desenvolveu o protótipo do robô para cuidados a idosos que pode lembrar as pessoas a tomar medicamentos e fazer exercícios. O robô também conta piadas.

O robô pode ser programado para executar ações rotineiras de saúde e a tecnologia de reconhecimento facial de que dispõe lhe permite lembrar as preferências e necessidades de cada paciente.

Espingardeiro também projetou o robô para notificar emergências 24x7h, conectando diretamente aos cuidadores e médicos, por meio de videoconferência ou SMS.

Ele acredita que o robô tem o potencial de melhorar a qualidade de vida dos idosos, sendo testemunha de que os funcionários e os residentes se beneficiam de sua presença. Ele espera receber apoio financeiro para a realização de experimentos com o objetivo de aperfeiçoar o sistema do robô.

Leia mais aqui

  Out/2013 Fev/2013 Nov/2012